Estamos no meio de uma transformação e evolução muito importantes nas nossas necessidades e expectativas e na forma como nos comportamos como consumidores. Isso porque o acesso à internet no Brasil, que abraçava cerca de 33% da população em 2009 passou para 61%, no ano passado. O que significa que somos, atualmente, cerca de 128 milhões de pessoas plugadas todos os dias no universo digital sobretudo por meio do celular. Segundo a pesquisa do The Boston Consulting Group (BCG) “As expectativas do consumidor para o marketing digital no Brasil”, feita com mais de 3 mil usuários de internet, de diferentes regiões do país, a maioria das pessoas (46%) afirma que o celular é a sua principal plataforma de acesso à internet. E é verdade! Atire a primeira pedra quem nunca acordou e pegou o celular até mesmo antes de sair da cama, não é mesmo? O celular virou a principal telinha do nosso dia a dia. A pesquisa também mostrou que somos vidrados nas redes sociais – 85% dos brasileiros acessam as redes com destaque para o Whatsapp e o Facebook!

Por isso, para quem é um pequeno e médio empresário, um microempreendedor ou um profissional autônomo, não há como ficar fora da comunicação e interação digitais com o cliente. As oportunidades de negócio estão lá!
Assim, é importante ter conhecimento sobre ferramentas de comunicação básicas que podem ajudar você a reverter oportunidades em novos negócios para a sua empresa, na internet. São elas:

  1. Um site bom, responsivo, que rode rápido na plataforma mobile é fundamental. O site pode ser simples, intuitivo, mas deve ter conteúdo bom, de relevância para o seu cliente. Boas imagens, ou seja, fotos de qualidade do seu produto ou serviço são super importantes para engajar.
  2.  É legal que o site ofereça ao usuário muitos canais de contato com a sua empresa – email, whatsapp, telefone, links para as mídias sociais. Além disso, é importante a página estar atrelada ao Google analytics, para que você possa monitorar o tráfego no seu site, ou seja, saber quantas pessoas o estão visitando.
  3.  Além do conteúdo precisar ser bom, em uma linguagem que faça sentido para o seu cliente, a forma como ele é criado faz toda a diferença. Hoje há técnicas de redação que ajudam o seu conteúdo a ser mais facilmente rastreado pelas ferramentas de busca como a do Google. São técnicas de SEO, ou Search Engine Optimization. Fique atento a isso.
  4.  Explore o whatsapp como um canal de negócios, para envio de informações, como descontos, promoções ou outras campanhas interessantes aos seus clientes.
  5.  Tenha regularidade em suas mídias sociais, com conteúdo original e boas imagens. Saiba quais as #tags mais adequadas para o seu público.
  6.  Busque apoio para uma boa estratégia de comunicação, que faça com que todos os seus canais digitais conversem entre si, em um discurso homogêneo, capaz de ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

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