Seja qual for o segmento que você atue ou o patamar que seu negócio está, você precisa ter uma estratégia para se manter competitivo ou subir de patamar!

E como faço para criar uma estratégia? Você tem que responder a pelo menos quatro questões:

  1. Onde minha empresa está neste momento? Reflita sobre os pontos de sucesso e os pontos a melhorar. Avalie com sinceridade o quanto investiu, se avançou, quantas entregas fez e sustentabilidade do seu negócio neste momento.
  2. Aonde eu gostaria que minha empresa estivesse? Quanto você acredita que sua empresa pode crescer/ alcançar? Faça duas projeções: uma aspiracional, ideal onde você reunisse as condições perfeitas para chegar ao patamar que deseja e uma realista, considerando os recursos que você tem hoje e o que é possível alcançar com eles.
  3. O que é preciso fazer para que sua empresa alcance o próximo patamar? Liste os recursos disponíveis de tempo, pessoal, financeiro. Defina os próximos passos de como irá empregá-lo.
  4. Como medir se a empresa está avançando ou não? Para tanto, é preciso definir métricas e elas dependerão do que você definiu no item 2. Por exemplo, se desejo aumentar minhas vendas em 15% no Natal, quais ações eu vou fazer para isso? Meça de tempos em tempos (semanalmente até o Natal chegar, por exemplo) e passado o período, faça um balanço para avaliar se a meta foi atingida, se os recursos destinados a ela foram usados de forma correta (ou extrapolados) e pontos de aprendizado no processo.

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