Criado em 2009, com uma base de usuários de 1,5 bilhão de pessoas no mundo atualmente e presente em 98,1% dos smartphones brasileiros, o WhatsApp tem dominado as conversas entre pequenos e médios empreendedores e seus clientes.

É cada vez mais comum mandar orçamentos pelo app, fazer agendamentos de serviços (consultas médicas, corte de cabelo, visitas técnicas etc), esclarecer dúvidas, enviar promoções, em resumo: manter contato com o consumidor e vender!

Não é à toa que os serviços de mensagem estão no relatório “Top Five Social Media Trends 2019” – ou, as cinco maiores tendências em redes sociais para este ano – elaborado pela HootSuite, plataforma de gestão de redes sociais que atende as maiores marcas do mundo. O relatório indica; por exemplo, que 9 em 10 consumidores gostariam de usar serviços de mensagem para falar sobre negócios. Em outras palavras: as pessoas estão abertas a isso.

As pessoas se sentem mais confortáveis em falar pelo app, pois podem responder no momento mais conveniente e não se sentem pressionadas como num contato telefônico. Também podem deixar armazenadas na conversa as informações que precisam para consultar mais tarde. Em contrapartida, esperam das empresas respostas rápidas, claras, um conteúdo que faça sentido para elas, ou seja, que atendam a alguma necessidade e credibilidade, pois confiam em quem está teclando no outro lado.

Campanhas – para aumentar as vendas, vale a pena investir em campanhas especialmente pensadas para o consumidor de cada tipo de produto/ serviço, assim como em qualquer rede social. Porém, como o celular está ali, na palma da mão, as chances de conversão aumentam consideravelmente. Estima-se que 98% das mensagens móveis são abertas e lidas e 90% são abertas em apenas três segundos após o recebimento.

Mas como assim campanha? A comunicação que faço diariamente (ou quase) não é campanha? Não.

Campanha tem dia para começar e acabar, um mote (tema) e convida seu cliente a aproveitar algo relevante para ele por uma condição especial, por isso o período deve ser curto e você vai ganhar no volume de conversões.

É interessante aproveitar datas como Dia das Mães, Namorados, Crianças, Natal, aniversário da empresa/ loja para criar a ação. Peças com desconto progressivo, compre uma, leve duas entre outros formatos.

A comunicação pode ser feita de diversas formas, já que o WhatsApp permite o envio de fotos, áudios, vídeos. É importante, porém, criar uma comunicação clara, que mostre exatamente o que o cliente ganhará, com um texto atrativo e criativo e nenhuma mídia pesada porque ninguém merece ficar fazendo download eternamente…

Um formato que vem ganhando adeptos é o do cartão digital interativo, uma peça leve, na qual você coloca as informações da campanha (o que está em promoção, por quanto tempo), com uma ou mais imagens que obviamente tenham conexão com o texto e com links para as redes sociais da empresa, site ou uma landing page com mais informações sobre a ação.

Finalizada a campanha, anote resultados: período da campanha, retornos de clientes (todo tipo), quantidade de conversões, o que teve mais saída etc . Tudo isso será usado como base comparativa para futuras ações que vier a criar e você vai compreendendo cada vez mais o perfil do seu público.

Se você tem pouco budget para investir, saiba que o cartão digital é relativamente barato (se comparado a outras peças de comunicação) e você mesmo pode fazer o disparo do seu celular, criando listas de transmissão (modo de distribuição no qual um contato não vê o número do outro, garantindo a privacidade dos clientes). Para isso, no entanto, é preciso que o cliente tenha seu celular cadastrado no celular dele.

Essas são algumas dicas de como explorar melhor o WhatsApp como ferramenta de relacionamento e marketing. Ao que tudo indica, o uso do app só tende a se intensificar e, com uma estratégia de comunicação assertiva, que envolva criatividade, conhecimento da base de clientes e um pouco de investimento é possível conquistar ótimos resultados!

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