Se você é empreendedor e acredita na importância das redes sociais para conversar com seus clientes e aumentar as vendas, você precisa saber o que é persona.

De forma resumida, persona é uma representação fictícia de um cliente ideal para seu negócio. Aquele cliente cuja probabilidade de adquirir seu produto ou serviço é alta.

Muitas pessoas confundem persona com público-alvo. O público-alvo é uma segmentação mais abrangente, fala de uma faixa etária, classe social, gênero e algumas outras informações. A persona tem todos esses dados e mais: ela busca caracterizar mais a fundo quem seria seu consumidor para que, na hora de você criar uma comunicação, você saiba com quem está falando e atraia quem deseja de fato.

Na persona, podemos definir a idade, gênero, tipo de trabalho, classe social, lugares que costuma frequentar, salário, hobbies, sonhos que quer alcançar, se estuda e o que, hábitos de consumo, em suma: é praticamente um personagem que construirmos que servirá para guiar nossas ações.

Para criar a persona, há alguns caminhos. Não, ela não é fruto da nossa imaginação; ela deve ser criada a partir do levantamento de dados, os quais você pode conseguir:

  1. Pesquisas via formulários virtuais (enviados por e-mail ou postados em grupos dos quais você participa, seja no Facebook, Whatsapp, LinkedIn);
  2. Entrevistando seus clientes/ aplicando um questionário com base nos temas que pontuamos acima,por exemplo;
  3. Participando de grupos no Facebook e observando de forma sistemática as postagens, detectando padrões, necessidades, entre outros meios.

Definir a persona ou as personas – sim, você pode ter mais que uma, mas não muitas para não perder o foco do negócio – é importante, como dissemos, para criar um planejamento de comunicação mais assertivo, que realmente te ajude a converter leads (contatos) em vendas, pois, afinal, esses leads que você atraiu serão exatamente as pessoas que têm maior potencial de adquirir seu produto/ serviço!

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